espécie
Muda de Amora
Formada por vários pequenos frutos redondos agregados, a muda de amora pode ser vermelha (Rubus rosifolius, a mais comum), e preta (Morus nigra). A origem da fruteira arbustiva, de pequeno a médio porte, não é bem certa, pois são tidas como plantações nativas da Ásia, em encostas mais baixas do Himalaia, da América do Norte e do Sul.
Nome Científico: Rubus rosifolius
Família: Rosaceae
CLIMA IDEAL PARA MUDA DE AMORA
Frio e úmido é o ideal para o desenvolvimento da muda de amora, planta que gosta de clima temperado subtropical e temperatura entre 24 °C e 28 °C. No entanto, por aqui tem bom crescimento em todo o território nacional. No entanto, deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, irrigado regularmente. Prefere o clima ameno das regiões subtropicais, não tolerando climas excessivamente secos e quentes.
O CICLO DE VIDA
A muda de Amora é uma planta de ciclo de vida perene (possui um ciclo de vida longo).
CRESCIMENTO DA MUDA DE AMORA
Trata-se de um arbusto ereto a prostrado, que atinge de meio metro até dois metros de altura, formando geralmente amplas touceiras. A ramagem é ramificada, esparsa e recoberta de acúleos pontiagudos. Entretanto o espaço para cultivo pode ser um jardim (não requer grandes espaços). Podendo, por exemplo, ser cultivada em vasos.
CUIDADOS
A muda de Amora não demanda muitos cuidados, portanto de torna se fácil de manter.
Listamos três dicas:
ADUBO E SOLO
Como é uma planta rústica, a muda de amora tem boa adaptação a diversos tipos de solo, de arenoso a argiloso. Contudo, vai muito bem nos profundos e úmidos e não aceita os que são sujeitos ao encharcamento. Não há necessidade de ser muito elaborada a adubação para o plantio da amoreira, graças à rusticidade da planta. Pode ser um produto de composição padrão, contendo húmus e fosfato, mas preferencialmente profundo, enriquecido com matéria orgânica. Fertilize durante toda primavera e verão, com esterco curtido, farinha de ossos e cinzas. Cubra o solo com uma generosa camada de folhas secas ou outra cobertura morta
Na Central das Plantas você encontra todos os insumos necessários, entre em contato.
REGA
Irrigue a muda de Amora frequentemente se as chuvas não forem suficientes para manter a umidade natural do solo.
PODA
As podas também estimulam uma boa frutificação e devem ser realizadas no final do inverno, eliminando-se os ramos que frutificaram, além de galhos secos, doentes e mal formados.
Curiosidades sobre a Amora
O fruto é considerado anti-inflamatório, antioxidante, cicatrizante e bom para curar diarreias, enquanto as folhas são tidas como remédio caseiro para o tratamento de osteoporose e cólicas menstruais. Se desidratar e moer a amora, é possível fazer uma farinha rica em vitaminas, sais minerais e fibras que ajuda no emagrecimento, diminui o colesterol e melhora o trânsito intestinal.