espécie
Acerola
A muda de acerola é nativa da América Central, América do Sul e das ilhas do Caribe, conhecida também como cereja das Antilhas.
Nome Científico: Malpighia emarginata
Família: Malpighiaceae
CLIMA IDEAL PARA MUDA DE ACEROLA
Desenvolve em regiões de clima tropical e subtropical.
Deve ser cultivada sob sol pleno. As plantas destinadas à formação de bonsai podem se dar bem em condições de semi-sombreamento.
O CICLO DE VIDA
A muda de Acerola é uma planta de ciclo de vida perene (possui um ciclo de vida longo). Contudo, acerola sofre variação em relação a sua cor, ao seu tamanho e ao seu formato, por possuir várias espécies. É extremamente frágil, permanece no pé por apenas dois dias após chegar à maturação. Quanto ao sabor, as acerolas podem ser doces, ácidas e super-ácidas sendo que sua utilização é maior na produção de sucos, o que não a restringe a outras finalidades.
CRESCIMENTO DA MUDA DE ACEROLA
A aceroleira possui crescimento rápido e atinge porte médio de cerca de três metros de altura com características de arbusto. Entretanto o espaço para cultivo pode ser um jardim (não requer grandes espaços). Podendo, por exemplo, ser cultivada em vasos.
Os frutos amadurecem entre 22 a 30 dias após a floração.
CUIDADOS
A muda de Acerola não demanda muitos cuidados, portanto de torna se fácil de manter.
Listamos três dicas:
ADUBO E SOLO
Solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica. Para uma boa produção de frutos convém irrigar e fertilizar durante os meses de floração e frutificação. Na Central das Plantas você encontra todos os insumos necessários, entre em contato.
REGA
Sob irrigação constante, a árvore produz fruto o ano todo e em terrenos não regados com tanta frequência, produz fruto até quatro vezes por ano. Nesse caso, a aceroleira floresce e frutifica principalmente no período da primavera e do verão.
Não tolera estiagem prolongada ou encharcamento.
PODA
A poda não é necessária, contudo se quiser obter o uma forma mais compacta pode ser conduzidas por podas.
Curiosidades
É muito conhecida devido ao seu grande teor de ácido ascórbico, ou seja, vitamina, com apenas dois frutos as necessidades diárias de vitamina C são sanadas. É importante ressaltar que quanto mais verde a fruta estiver mais vitamina C terá e ainda, dependendo da época da colheita essa pode sofrer alteração na quantidade de vitamina C. Além dessa, a acerola ainda contém vitamina A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro.