espécie
Palmeira Carnauba
A Palmeira Carnaúba é a palmeira sertaneja do Nordeste. A árvore de vida longa já teve sua beleza e exuberância divulgada em páginas da literatura brasileira. De fato, escritores como Mário de Andrade, José de Alencar e Euclides da Cunha a destacaram em suas obras. Seu nome é derivado do tupi e significa árvore que arranha, por conta da camada de espinhos que cobre a parte inferior do caule.
- Nome Científico: Copernicia prunifera
- Família: Arecaceae
CLIMA IDEAL PARA PALMEIRA CARNAÚBA
A planta nasce em solos arenosos, alagadiços, várzeas ou margens dos rios. Entretanto estudos indicam que a Carnaúba produz uma cera natural como proteção para evitar a perda de água e, assim, adaptar-se bem as regiões secas, como a Caatinga.
CRESCIMENTO
A carnaúba chega a alcançar até 15 metros de altura. Seu caule reto e cilíndrico tem um diâmetro que varia de 10 a 20 centímetros.
CORES
A árvore dá frutos no período que vai de novembro a março. São esverdeados quando jovens e ficam roxos quando amadurecem.
O tom das folhas é verde, levemente azulado, em virtude da cobertura de cera.
CUIDADOS
A Palmeira Carnaúba não demanda muitos cuidados, consequentemente se torna mais fácil de manter.
CURIOSIDADES
É a partir da cera natural da Palmeira Carnaúba que se produz papéis, batons, vernizes, sabonetes, discos de vinil e outros itens. A cera é retirada manualmente. As folhas são cortadas, passam por um processo de secagem ao sol e a película vira um pó, sendo depois batida para ser separada da palha. Depois de levada ao fogo junto com água vira uma calda da qual se obtém a cera líquida. Os estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte são os principais produtores.
De fato, essa palmeira é muito interessante e peculiar para. Que tal investir nessa espécie?
Central das Plantas você encontra todos os insumos necessários, para cuidar do seu pomar ou jardim, entre em contato.