Bananeira, mudas para comprar em MG - Central das Plantas
Banana maca

espécie

Bananeira

A bananeira produz, sem dúvida, uma das frutas mais democráticas e amadas do Brasil. Facilmente utilizada em qualquer receita, é também um alimento prático para comer, nutritivo e que vai bem em qualquer hora do dia. Por tudo isso e pela facilidade de cultivo, saber como plantar banana é um conhecimento útil para quem quer investir nessa cultura ou mesmo para consumo próprio.

Nome científico: Musa acuminata 

 

CLIMA IDEAL PARA MUDA DE BANANEIRA

A Bananeira não gosta de frio, então é melhor que o plantio ocorra em época de temperaturas mais amenas ou até mais altas. A temperatura ideal é entre 20 °C e 25 °C, mas é aceitável uma variação entre 15 °C e 35 °C e nem cresce em solo muito úmido, porque ele causa maior incidência de doenças nas folhas e frutos.

O CICLO DE VIDA 

O desenvolvimento de uma bananeira é, em média, de cerca de 12 a 14 meses, desde o crescimento da planta até ao corte do cacho de bananas. Nesse período a planta nasce, rebento da planta mãe, cresce e morre. É na fase intermédia, a mais longa de todas, que a bananeira produz o seu cacho. Salvo raríssimas exceções, cada bananeira dá um só cacho de bananas, que em média pesa cerca de 25 a 30 Kg. 

CUIDADOS COM A BANANEIRA

Listamos três dicas:

ADUBO E SOLO

O melhor local é aquele com solo fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica e livre de encharcamentos. Enriquecer a área de plantio com compostos orgânicos para receber as mudas.

Espaço em volta da planta é importante para que os galhos cresçam e se encham de frutos mas, também, para que corra o vento e impeça as contaminações fúngicas.

Na Central das Plantas você encontra todos os insumos necessários, entre em contato.

REGA

Outro cuidado é fazer isso em um período mais chuvoso. É verdade que a bananeira não gosta de solo encharcado, mas isso não significa que ela não goste de chuva.

Este é um cultivo muito propício para regiões mais tropicais, como o Brasil. Por isso, é comum que o processo de irrigação seja necessário e farto. O cuidado é, apenas, garantir que o solo tenha um bom escoamento. Portanto, caso a região seja mais seca, é fundamental fazer a irrigação artificial frequentemente.

PODA

É muito positivo que as folhas sejam observadas com atenção. Caso alguma apareça seca, ela precisa ser retirada. Se a causa desse ressecamento for alguma doença, a poda evita que ela se alastre pela planta.

Depois que as bananas estiverem colhidas, você deve realizar o corte do pseudocaule da bananeira de maneira cuidadosa, evitando danificar o perfilho. Isso porque, depois da retirada dos cachos, a planta começará a morrer. Esse processo de poda, por assim dizer, permite que novas bananeiras surjam, iniciando um novo ciclo.

Quando corta o cacho, procede-se ao desbaste da planta mãe, cortando-se a totalidade das folhas, permitindo uma maior exposição solar/luminosidade à sua cria (filha, canhota). A canhota iniciará um novo ciclo produtivo, servindo-se, no seu desenvolvimento inicial, dos nutrientes que a planta mãe ainda tem para oferecer.

Curiosidades sobre a Bananeira

Rica em vitaminas do complexo B – são quatro presentes na banana: B1, B2, B6 e B12 – essa fruta auxilia diretamente o sistema nervoso.

A banana contém muito ferro, que estimula a produção de hemoglobina. Portanto, incluir o seu consumo na dieta é uma forma eficiente de ajudar a combater a anemia.

E também sempre foi famosa por ajudar a evitar as câimbras. Isso acontece porque esta fruta contém magnésio, que ajuda a relaxar os músculos, a transportar energia e também auxilia a síntese de proteínas.

Peça seu orçamento pelo site ou entre em contato com um consultor

Open chat
Fale Conosco