espécie
Bacupari
BACUPARI vem do tupi guarani e significa “fruta de cerca”, por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta nasce em áreas abertas ou ainda porque os índios cultivavam para cercar suas roças.
Nome científico: Garcinia gardneriana
Família: Clusiaceae
CLIMA IDEAL PARA MUDA DE BACUPARI
A muda de Bacupari aprecia temperaturas médias de 12 a 28 graus para uma boa safra de frutos, embora seja resistente a quedas bruscas de temperatura de até -3 graus no Rio Grande do Sul, sendo indiferente a máximas de 43 graus quando cultivada no Nordeste e na Amazônia.
O CICLO DE VIDA
A muda de Bacupari é uma planta de ciclo de vida perene (possui um ciclo de vida longo).
CRESCIMENTO DA MUDA DE BACUPARI
Bacupari é um arbusto de 2 a 4 m de altura quando em pleno sol; mais no interior da mata se torna uma árvore com 6 a 20 m de altura. A copa em pleno sol se torna densa, globosa. O tronco é ereto, verde esbranquiçado quando jovem, passando a ficar castanho pardacento quando envelhece, este tem 10 a 30 cm de diâmetro, sua casca é fina e quando ferida exsuda látex amarelo, abundante.
As folhas são opostas, simples, de textura grossa, com forma de lança ou oblonga presa ao caule sob haste ou suporte de 6 a 15 mm de. A lamina mede de 7 a 16 cm de comprimento por 2 a 6 cm de largura, a base é atenuada e o ápice é com ponta comprida ou aguda (terminando em ponta fina).
As flores surgem em pequeno feixe ou isolada na axila das folhas ou entrenós, sob haste de suporte de 1,5 a 3,5 cm de comprimento.
Os frutos são bagas de 3 a 5 cm de comprimento por 2,5 a 3,5 cm de largura, arredondado ou mais longo que largo de casca lisa
CUIDADOS COM A MUDA DE BACUPARI
Listamos três dicas:
ADUBO E SOLO
Pode ser cultivado em solos argilosos de áreas inundáveis, em terra roxa ou vermelha de alta fertilidade e solos brancos ou arenosos de rápida drenagem. É de fácil adaptação aos mais variados tipos de solo e climas, e por isso pode ser cultivado em todo o território brasileiro. A adubação é feita com 500 g de cinza ou 150 g de cloreto de potássio no início da floração, beneficia a circulação da seiva da planta e evita as pipocas ou bolhas na casca do fruto. Nos meses de novembro faz-se a adubação orgânica de 6 kg de composto orgânico bem curtido, abrindo-se valas de 06 cm de largura, 30 cm de profundidade e 1 m de comprimento na projeção da copa. Na Central das Plantas você encontra todos os insumos necessários, entre em contato.
REGA
Não é exigente a irrigações frequentes, mais requer que a coroa de onde foi plantada tenha cerca de 10 cm de cobertura morta (capim seco) para manter a umidade.
PODA
Fazer podas de limpeza e formação no inverno, eliminando os ramos que brotarem na base do tronco e os galhos cruzados ou voltados para o interior da copa.
Curiosidades
A bacupari é uma fruta nativa do Brasil, mais encontrada na região amazônica e no Cerrado. Nos últimos anos, ela vem tendo seu potencial contra o câncer estudado em diversas pesquisas científicas. Ainda, ela é naturalmente anti-inflamatória (rica em antioxidantes) e fonte de vitamina C e demais vitaminas.