espécie
Inga
Inga possui propriedades que ajudam no tratamento e no combate de várias doenças do corpo. O Ingá é mais uma da nossa série de frutas brasileiras benéficas à saúde, pode ser encontrado em várias regiões do país, principalmente as mais próximas a rios ou lagos. Fruto de uma árvore chamada de ingazeira e pertencente à família das leguminosas, o Inga possui sementes e uma polpa branca e adocicada, que torna o seu sabor único, exótico e delicioso.
Nome científico: Inga edulis
Família: Fabaceae
Características do Inga
No vocabulário indígena, a palavra “Ingá ” significa “embebido” ou “ensopado”, em referência à sua polpa, meio aquosa. Mais comum na Amazônia, a fruta pode ser encontrada pelo nome mais popular de ingá-do-mato e Inga -verdadeiro, Angá macarrão, Ingá torcido, Ingá cobra ou Ingá rabo de macaco.
Fora do Brasil, ela é comum em qualquer outro país da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.
Originaria da Floresta amazônica, ocorrendo também na floresta atlântica desde o Rio Grande do Norte até Santa Catarina, Brasil.
Árvore de 5 a 7 metros nos campos ou quando plantada, atingindo até 25 metros quando na floresta amazônica.
O tronco é esverdeado passando a cinzento, com superfície lisa com ocasionais rachaduras na casca; este mede 20 a 60 cm de diâmetro.
A copa é como guarda-chuva e baixa e os galhos da ponta podem atingir o chão. As folhas são compostas com 4 a 6 pares de folíolos com raque ou nervura central alada (com pecíolos ou haste com expansões em forma de asas), com glândulas produtoras de substancia açucarada, interpeciolares (entre os pecíolos).
A folha tem textura cartácea (semelhante a cartolina) e forma oblonga (mais longa que larga) com base arredondada e ápice ou ponta aguda (que termina numa ponta).
As flores nascem na região superior do pedúnculo ou haste que surge nos brotos terminais, contendo 7 a 15 flores brancacentas, com uma bráctea (tipo de folha modificada) com 2 cm de comprimento esverdeada e cálice (invólucro externo) inteiro ou com base de forma tubular, com corola (invólucro interno) com tubo de 1 a 2 cm de comprimento com superficide meio velutina.
O fruto é uma vagem comprida, tomentosa (coberta de lanugem) e caneladas (com canaletas) medindo 25 a 100 cm de comprimento e com diâmetro de 2 a 4 cm.
Cultivo do Inga
Planta de crescimento moderado onde o clima é subtropical, ou de crescimento rápido em regiões tropicais.
Aprecia qualquer tipo de solos com boa fertilidade natural, que sejam profundos e mantenham boa umidade, com pH entre 5,5 a 6,6. Apesar de suportar temperaturas baixas e ventos frios esta espécie é seriamente danificada por geadas com temperatura abaixo de 0 grau.
A planta frutifica abundantemente em pleno sol, mais não deve faltar água na época da florada e granagem dos frutos. Também pode ser cultivada na sombra no meio de outras arvores onde produz razoavelmente bem.
Plantio
A melhor época de plantio é outubro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover até o 4 mês após o plantio.
Cultivo
A planta cresce rapidamente e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com capim cortado e eliminar qualquer erva daninha que possa sufocar a planta. Devem-se fazer podas no fim do inverno para formação da planta, eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa.
Adubar com 4 kg de composto orgânico feito de esterco de galinha curtido e 30 gramas de NPK 10-10-10. Distribuir os nutrientes à 5 cm superficialmente a 20 cm do caule no inicio do mês de outubro.
Usos do Inga
Frutifica nos meses de Janeiro a Março. Os frutos são deliciosos e muito refrescantes para serem consumidos in-natura, principalmente se forem deixados na geladeira por algumas horas.
A árvore é ornamental e ótima para recuperar solos degradados ou erosivos.
As flores são melíferas e a árvore pode ser cultivada com sucesso em praças e parques.
Os benefícios do Inga
- Para Baixar os Níveis de Colesterol: O sorvete é adequado para pessoas com níveis elevados de colesterol . Se você deseja evitar colesterol e gorduras saturadas em sua dieta, esta é a alternativa ideal.
- Para Trata Dores de Cabeça: O Ingá pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas. Portanto, se você sofre com o problema e desde que não seja causado por quadros clínicos mais graves, pode consumir a fruta para aliviar os sintomas.
- Para ter Melhor Saúde: O alto conteúdo de vários nutrientes nesta fruta torna uma boa escolha em uma dieta saudável.
- Para Combater Problemas Intestinais: O Ingá possui propriedades disentéricas, o que significa que inseri-lo diariamente na sua alimentação pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, combatendo diversos problemas, dentre eles, a diarreia.
- Para Perda de Peso: Esta fruta tem um sabor que é comparado ao sorvete de baunilha. É usado como um agente aromatizante em diferentes tipos de sobremesas por pessoas saudáveis e conscientes do peso, pois tem baixo teor de gordura.