Dicas de como plantar e cultivar Frutíferas Cítricas
As frutas cítricas são ricas em vitaminas C e são utilizadas de diferentes formas na alimentação.
No Brasil, os citros mais cultivados e consumidos são as laranjas, tangerinas e limões, sendo que o país se destaca como o maior produtor mundial de laranjas, responsável por 31% do volume total de produção da fruta no mundo. Na produção de tangerinas e de lima ácida Tahiti, popularmente conhecida como limão Tahiti, o país ocupa a terceira e a quarta posição respectivamente.
A produção de frutas cítricas pode ocorrer durante o ano todo, desde que haja o plantio simultâneo de variedades com diferentes épocas de maturação.
Exigências de solo, clima e chuva para o cultivo das Frutíferas Cítricas
As frutas cítricas são facilmente adaptáveis a solos com diferentes características químicas e físicas. Porém, as plantas se adaptam melhor a solos de textura média, profundos (mínimo de um metro de profundidade efetiva), bem drenados e areados.
O crescimento vegetativo das plantas ocorre em locais com temperaturas de 13ºC a 40ºC, com faixa ótima entre 23ºC e 32ºC, ou seja as Frutíferas Cítricas necessitam de sol pleno para frutificar.
A coloração alaranjada das cascas de laranja e tangerina é intensificada por baixas temperaturas na época do amadurecimento, o que valoriza os frutos no comércio.
Chuvas em torno de 900 a 1.500 milímetros por ano são suficientes para o cultivo de citros. Entretanto, o uso da irrigação, mesmo em locais com quantidades de chuvas nessa faixa, pode resultar em mais produtividade e qualidade de frutos. Os sistemas de irrigação mais utilizados são os localizados, isto é, irrigação por microaspersão e gotejamento.
Plantio
Normalmente, o plantio deve ser realizado no início da estação chuvosa. Mas, se houver irrigação, pode ser feito em quaisquer épocas do ano.
A abertura das covas pode ser manual ou mecanizada. Quando a abertura for manual, a terra da camada superficial deve ser separada da terra do fundo da cova, pois por ser mais rica em nutrientes, será utilizada para preencher novamente a cova, após a mistura com adubo, esterco e calcário. A quantidade necessária da mistura depende de análise do solo, que deve ser feita antes do plantio.
Logo após o plantio das mudas, os tratos culturais mais importantes consistem na realização de irrigações até o pegamento, controle de formigas cortadeiras de folhas e de abelha-Irapuá, eliminação das brotações que surgirem abaixo das ramificações principais e replantio das mudas que morrerem.
Plantando no solo
Para quem está pensando em fazer o cultivo diretamente no solo, vamos a um passo a passo simples de como plantar uma mudinha.
- A primeira etapa do processo é cavar um buraco no solo que seja suficiente para caber o torrão da muda;
- Em seguida, adicione areia no fundo do buraco, o que ajuda a garantir a drenagem do solo durante regas e chuvas;
- Em um balde, misturar adubo animal curtido com composto orgânico;
- Coloque a muda no buraco;
- Vá adicionando a mistura de adubo com composto orgânico nas laterais da muda para preencher o buraco;
- Acabe de fechar o buraco com terra;
- Por fim, regue bem e vá mantendo os cuidados com a planta.
Plantando em vaso
O plantio deve seguir os seguintes passos:
- No fundo do vaso coloque uma camada de argila expandida e por cima manta para jardinagem, garantindo a drenagem no vaso;
- Misture 1 parte de terra comum, com 1 parte de substrato próprio para frutíferas;
- Forre parte do vaso com essa mistura;
- Acomode a planta no vaso;
- Complete o vaso com a mistura e o plantio está finalizado.
Abaixo temos a foto de um limão plantado na loja da Central das Plantas.
Na Central das Plantas você encontra mudas de qualidade e todo o material necessário para realizar o plantio em vaso ou pomar.
A Central também possui o serviço de entrega e plantio. Entre em contato e solicite seu orçamento.