Sibipiruna é uma árvore nativa da Mata Atlântica. Contudo é uma das espécies mais floríferas do gênero, a Sibipiruna pode chegar aos 100 anos de idade.
Características da Sibipiruna
- Nome Científico: Caesalpinia peltophoroides
- Nomes Populares: Sibipiruna, Coração-de-negro, Sebipira, Sibipira
- Família: Fabaceae
- Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
- Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
- Origem: América do Sul, Brasil
- Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
A Sibipiruna é uma árvore semidecídua, de rápido crescimento, além disso com florescimento ornamental. Nativa da mata atlântica, ela é uma espécie pioneira ou secundária inicial, ou seja, é uma das primeiras espécies a surgir em uma área degradada.
Porte da Árvore Sibipiruna
Contudo seu porte é alto, podendo atingir de 8 a 25 m de altura. O tronco é cinzento e posteriormente se torna escamoso com o tempo, seu diâmetro é de 30 a 40 cm. Entretanto a copa é arredondada, ampla, com cerca de 15 m de diâmetro. Suas folhas são compostas, bipinadas, com folíolos elípticos e verdes.
No inverno ocorre uma queda quase total das folhas, que voltam a brotar na primavera.
Floração
A floração ocorre de setembro a novembro, ou seja, na primavera. Consequentemente espontando inflorescências eretas e cônicas. Do tipo espiga e com numerosas flores amarelas que abrem gradativamente da base em direção ao ápice.
Portanto os frutos que se seguem são do tipo legume, achatados, pretos quando maduros e contêm cerca de 3 a 5 sementes beges, também achatadas, em forma de gota ou elípticas. A dispersão ocorre pela ação do vento.
Locais para o plantio da Sibipiruna
De excelente efeito paisagístico, a Sibipiruna fornece uma sombra fresca e floração exuberante. Apesar do porte grande e desenvolvimento rápido, ela é comportada e não produz raízes agressivas, desta forma é boa opção, por exemplo, para arborização urbana, na ornamentação de vias públicas, praças e até mesmo em calçamentos. Como resultado, por suas características ecológicas e facilidade de germinação a Sibipiruna também é uma espécie de eleição para reflorestamentos. Devido às semelhanças físicas é por vezes confundida com o pau-ferro e com o pau-brasil.
Cuidados com a Sibipiruna
O mais importante, deve ser cultivada sob sol pleno, em qualquer tipo de solo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio.
Entretanto é uma espécie longeva, se comparada a outras espécies pioneiras. Se bem cuidada e em ambiente propício certamente pode chegar aos 100 anos. Multiplica-se facilmente por sementes. As mudas destinadas para arborização urbana devem ser plantadas em covas bem preparadas e quando já estiverem bem desenvolvidas.
Gostou desse post? Tem interesse na Sibipiruna?
Nossos vendedores estão prontos para ajuda-lo. Clique aqui!